Produto Final 2020

Autor:
ANA MARIA DOS SANTOS
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Linha de Pesquisa:
IDENTIDADE, CULTURA E PROCESSOS SOCIAIS
Orientador:
MARCELO HENRIQUE P. DOS SANTOS
Resumo:
O presente trabalho destaca uma análise sobre como se dá a formação da práxis dos professores e professoras das escolas do campo, permeadas pela concepção curricular educacional do paradigma urbano e pela inserção e legitimação das normativas das políticas educacionais do campo. Nessa tessitura, a pesquisa se propõe investigar a práxis docente campesina, a normatização das políticas públicas das leis educacionais e a aplicabilidade do currículo educacional das escolas do campo, mediante suas diversas identidades ontológicas. A pesquisa se deu de forma qualitativa e quantitativa. Os pesquisados foram constituídos por 18 professores das escolas municipais: Escola Castro Alves no povoado São José e da Escola Antônio Ramalho no povoado Arrastapé, ambas localizadas no município de Paulo Afonso – BA. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso do questionário, entrevistas semiestruturadas, análise documental e bibliográfica. Os resultados permitiram observar que as normativas das políticas públicas educacionais que regem a educação do campo não são cumpridas em sua completude como foram elaboradas, desrespeitando assim, as diversidades, identidades e saberes dos povos do campo. A reelaboração da nova Base Nacional Comum Curricular, trouxe discussões no território curriculante do campo sobre os pressupostos identitários ausentes e negados aos coletivos educacionais campesinos na formação dos saberes universais, permitindo assim, refletirmos sobre as forças políticas, sociais e econômicas como base na formação de poder paradigmático e urbanocêntrico que rege os ditames hegemônicos de um currículo padronizado e desconstruído da realidade campesina
Palavras-chave:
Educação do Campo. Políticas Públicas. Práxis Pedagógica. Currículo campesino.
Abstract:
This paper highlights an analysis of how the praxis of teachers of the country schools takes place, permeated by the educational curriculum conception of the urban paradigm and by the insertion and legitimation of the norms of the educational policies of the field. In this tessitura, the research aims to investigate the peasant teacher praxis, the standardization of public policies of educational laws and the applicability of the educational curriculum of the schools of the field, through their various ontological identities. The research took place in a qualitative and quantitative way. The researches were composed of 18 teachers from the municipal schools: Castro Alves School in the village of São José and the Antônio Ramalho School in the village arrastapé, both located in the municipality of Paulo Afonso – BA. To obtain the data, we opted for the use of the questionnaire, semi-structured interviews, documentary and bibliographic analysis. The results allowed us to observe that the norms of public educational policies that govern the education of the field are not fulfilled in their completeness as they were elaborated, thus disrespecting the diversities, identities and knowledge of the peoples of the field. The reelaboration of the new Common National Curriculum Base, brought discussions in the curriculante territory of the field on the absent and denied identity assumptions to peasant educational collectives in the formation of universal knowledge, thus allowing us to reflect on the political, social and economic forces as a basis for the formation of paradigmatic and urban-centric power that governs the hegemonic dictates of a standardized and deconstructed curriculum of peasant reality.
Keywords:
Field Education. Educational Public Policies. Pedagogical Praxis. Peasant Curriculum.
Autor:
ANTONIA IRISMAR DE SOUZA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Linha de Pesquisa:
IDENTIDADE, CULTURA E PROCESSOS SOCIAIS
Orientadora:
ANA ISABEL AZEVEDO DE ANDRADE
Resumo:
A fruticultura irrigada e familiar dinamiza a economia do Vale do Submédio São Francisco, tornando-o polo exportador do país e gerando empregos diretos e indiretos, fomentando o desenvolvimento da região. Entretanto, o manejo empregado nas culturas de frutas usa agrotóxico para controle de doenças e pragas, o que causa preocupação com a saúde da população e do meio ambiente. Pensando nisso, o objetivo desta pesquisa é discutir a temática “agrotóxico” em uma escola de comunidade rural do Projeto Senador Nilo Coelho N-8 em Petrolina – PE, no intuito de extrair dos diferentes atores (professores e alunos) dados sobre o uso de agrotóxicos e os danos que eles podem causar à saúde da população, além de compreender se o tema é abordado em sala de aula. Para tanto, foram aplicados questionários para alunos e professores desta escola pública, cujo alunos e/ou familiares trabalham em atividades agrícolas, utilizando agrotóxico na produção. A partir da pesquisa realizada sobre o uso e manuseio de agroquímicos pela comunidade escolar, discutiram os impactos gerados pelas atividades agrícolas, com o intuito de transformar o conhecimento apreendido em material paradidático, que servirá como suporte para os professores trabalharem essa temática em sala de aula. De acordo com as respostas e posicionamentos dos participantes da pesquisa, pode-se inferir que existe uma percepção dentro da normalidade dos trabalhadores quanto ao uso do agrotóxico nas lavouras, porém pouco conhecimento quanto ao seu potencial efeito nocivo para a saúde, as práticas de manejo não são seguras, o que proporciona um aumento a exposição dos produtos, potencializando ainda mais os riscos e danos a saúde do trabalhador rural, sua família e ao meio ambiente, o que reforça a importância do objetivo final dessa pesquisa, que é produzir conhecimento a partir dos resultados obtidos, gerando subsídios para serem utilizados na escola de forma interdisciplinar, favorecendo a integração da educação ambiental, possibilitando aos professores e alunos, tornarem-se multiplicadores de informações sobre procedimentos seguros na manipulação de agrotóxicos na comunidade, com vistas a melhoria da saúde dos trabalhadores rurais e de suas famílias minimizando os riscos de intoxicações.
Palavras-chave:
Agrotóxicos; Educação; Saúde do trabalhador rural; Meio ambiente.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
O LÚDICO NO ENSINO DE TOPOGRAFIA: Uma proposta de sequência didática para o PRONERA
Autor:
AMÉRICO GARCIA FREIRE MAGALHÃES
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
MAGALHÃES, A. G. F. M.
Data da Defesa:
18/07/2020
Resumo:
A Topografia é uma ciência de grande relevância na área agrícola, no entanto não é de fácil assimilação devido à complexidade dos cálculos. Acredita-se que a ludicidade possa ser uma alternativa para o ensino de Topografia, por possuir mecanismos que despertem a criatividade e a resolução de problemas complexos. O objetivo deste ensaio é descrever uma sequência didática norteada pela ludicidade para o ensino de Topografia no Curso Técnico do PRONERA. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação a fim de validar uma sequencia didática aferindo as contribuições do lúdico no ensino, através da manufatura e uso de equipamentos topográficos alternativos pelos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do PRONERA/UFRPE/UAST no Campus de Ibimirim/PE. Na vivência do projeto, foi utilizada a metodologia de ensino lúdico através da manufatura e manuseio de equipamentos alternativos para simples levantamentos topográficos agrícolas; já todo o trabalho foi estruturado em uma sequência didática. A princípio foi realizada uma pesquisa documental nos arquivos da coordenação do PRONERA para melhor conhecer a realidade dos discentes. Para obtenção de dados referente ao processo de ensino-aprendizagem, aplicaram-se avaliações idênticas, antes e depois da condução do trabalho, com questões de ordenação de prioridade e questões objetivas com conhecimentos específicos de Topografia, com o intuito de identificar o conhecimento prévio e verificar se houve contribuição no desempenho dos estudantes a partir da intervenção. Foram feitos registros orais por meio de entrevista painel para conhecer a opinião dos discentes sobre as contribuições do projeto na aprendizagem dos conteúdos topográficos e no campo. Para análise estatística utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado. O resultado das análises aponta que: houve uma melhoria significativa no aprendizado de Topografia de 33,64%; a metodologia de ensino lúdico também aumentou significativamente o interesse dos discentes pela temática em questão. Os resultados da entrevista painel revelam que foi possível: melhorar a interação entre os discentes; construir um conhecimento útil; reconhecer a importância deste trabalho para práticas de conservação do solo; facilitar a construção do entendimento de Trigonometria; e ter maior confiança nas tomada de decisão. Desta maneira, pode-se constatar que as atividades desenvolvidas no projeto contribuíram para despertar o interesse e facilitar o aprendizado de Topografia.
Palavras-chave:
Educação do campo. Matemática. EJA. PRONERA. Lúdicos.
Abstract:
Topography is a science of great relevance in the agricultural area, however it is not easy to assimilate due to the complexity of the calculations. It is believed that playfulness can be an alternative for teaching Topography, as it has mechanisms that awaken creativity and solve complex problems. The purpose of this essay is to describe a didactic sequence guided by playfulness for the teaching of Topography in the PRONERA Technical Course. To this end, an investigation was developed in order to validate a didactic sequence assessing the contributions of the ludic in teaching, through the manufacture and use of alternative topographic equipment by students of the Technical Course in Agriculture at PRONERA / UFRPE / UAST at the Ibimirim / PE Campus . In the experience of the project, the playful teaching methodology was used through the manufacture and handling of alternative equipment for simple agricultural topographic surveys; all the work was structured in a didactic sequence. At first, a documentary research was carried out in the archives of the coordination of PRONERA to better understand the reality of the students. To obtain data regarding the teaching-learning process, identical assessments were applied, before and after conducting the work, with priority ordering questions and objective questions with specific knowledge of Topography, in order to identify prior knowledge and to verify if there was a contribution in the students’ performance from the intervention. Oral records were made through a panel interview to learn about the students’ opinions about the project’s contributions to the learning of topographic content and in the field. For statistical analysis, a completely randomized design was used. The result of the analyzes shows that: there was a significant improvement in the learning of Topography by 33.64%; the playful teaching methodology also significantly increased the interest of students in the subject in question. The results of the panel interview reveal that it was possible to: improve interaction between students; build useful knowledge; recognize the importance of this work for soil conservation practices; facilitate the construction of the understanding of Trigonometry; and have greater confidence in decision making. In this way, it can be seen that the activities developed in the project contributed to arouse interest and facilitate the learning of Topography.
Keywords:
Rural education. Mathematics. EJA. PRONERA. Ludic.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
O SABER POPULAR E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS: UM ESTUDO DE CASO NA FAZENDA FAGUNDES, MUNICÍPIO DE CURAÇÁ – BA
Autor:
CAIQUE BARBOSA DOS SANTOS
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
SANTOS, C. B. S.
Data da Defesa:
06/02/2020
Resumo:
A presente dissertação buscou estudar, analisar e compreender a importância do conhecimento popular, sobre o uso de plantas medicinais na comunidade da Fazenda Fagundes, localizada no município de Curaçá-BA, assim como identificar os fatores que tem levado a escolha por essa prática tradicional. O estudo procurou também entender o contexto social da localidade, investigou a utilização de plantas medicinais no tratamento de doenças e ferimentos, além do uso de espécies vegetais para fins medicinais, a partir do olhar das pessoas da comunidade, que compuseram uma amostra de 46 comunitários da localidade, por meio de questionários e entrevistas. A aproximação da academia e dos conhecimentos tradicionais, presentes no Sertão nordestino é de extrema importância. Os resultados foram organizados em duas seções: a primeira classificação discutiu questões socioeconômicas, ligadas ao uso de plantas medicinais. Com isso, foi possível verificar que o conhecimento tradicional está diretamente relacionado as pessoas com idades mais elevadas, informação que reforça a necessidade de manutenção desses saberes pelos mais novos. Nos dados dispostos na segunda seção, foi observado que os comunitários fazem o uso de plantas medicinais no tratamento e prevenção de doenças, e que uma porcentagem elevada dos entrevistados atrela as propriedades terapêuticas das plantas medicinais a entidades divinas e geralmente são usadas no tratamento de problemas cardiovasculares, a exemplo da hipertensão arterial e hipotensão arterial, diarreia e febre. A pesquisa também permitiu realizar o levantamento de 37 espécies, usadas pelos entrevistados, pertencentes ao ecossistema Caatinga, foi possível identificar que as famílias vegetais Fabaceae e Euphorbiaceae possui o maior número de espécie vegetais com aspecto terapêutico. Os resultados atenderam, de forma satisfatória, os objetivos da pesquisa e refletiram sobre a importância de incentivar estudos sobreo resgate dos conhecimentos populares e da cultura tradicional.
Palavras-chave:
Etnobotânica, Conhecimento tradicional, Ruralidades, Saúde no campo, Fitoterapia.
Abstract:
This dissertation sought to study, analyze and understand the importance of popular knowledge about the use of medicinal plants in the community of Fazenda Fagundes, located in the municipality of Curaçá-BA, as well as to identify the factors that have led to the choice for this traditional practice. The study also sought to understand the social context of the locality, investigating the use of medicinal plants in the treatment of diseases and injuries, in addition to the use of plant species for medicinal purposes, from the perspective of people in the community, who made up a sample of 46 community members locality, through questionnaires and interviews. The approximation of the academy and traditional knowledge, present in the Northeastern Sertão is extremely important. The results were organized into two sections: the first classification discussed socioeconomic issues, linked to the use of medicinal plants. With that, it was possible to verify that traditional knowledge is directly related to people of older ages, information that reinforces the need for maintenance of this knowledge by the youngest. In the data provided in the second section, it was observed that community members make use of medicinal plants in the treatment and prevention of diseases, and that a high percentage of respondents link the therapeutic properties of medicinal plants to divine entities and are generally used in the treatment of problems cardiovascular diseases, such as high blood pressure and low blood pressure, diarrhea and fever. The survey also made it possible to survey 37 species used by the interviewees, belonging to the Caatinga ecosystem, it was possible to identify that the plant families Fabaceae and Euphorbiaceae have the largest number of plant species with a therapeutic aspect. The results satisfactorily met the research objectives and reflected on the importance of encouraging studies on the rescue of popular knowledge and traditional culture.
Keywords:
Ethnobotany, Traditional knowledge, Ruralities, Health in the field, Phytotherapy.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
Assessoria Técnica e Extensão Rural para Mulheres: uma política pública necessária
Autor:
GIZELI MARIA DE OLIVEIRA SANTOS
Tipo de Trabalho de Conclusão:
OUTROS
Abreviatura:
SANTOS, G. M. O.
Data da Defesa:
30/01/2020
Resumo:
O presente projeto busca revisar os principais aspectos na trajetória da Assessoria Técnica e Extensão Rural no Brasil, que favoreceram ou limitaram o acesso das mulheres, até o momento recente, tendo como o foco principal as mudanças ocorridas desde o lançamento da Política Nacional de Ater (PNATER) em 2004, até a sua instituição pela Lei N° 12.188 de janeiro de 2010 e seus desdobramentos. A abordagem é direcionada às mulheres na trajetória das Políticas públicas. Este material é complementado por registros pessoais da autora, em observações realizadas entre 2011 a 2012 em atividades no projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural para mulheres executado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA. Percebeu-se com as análises que historicamente a Ater no Brasil reforçou o papel das agricultoras no âmbito doméstico, invisibilizando o trabalho na produção e a sua contribuição econômica para a agricultura familiar. Entretanto, marcadamente a partir de 2003, a convergência das agendas políticas do movimento feminista e agroecológico, somado à criação de novas institucionalidades no MDA e, particularmente, o fortalecimento de um organismo de políticas para um público especifico, estimulou que novas referências, voltadas à construção da autonomia pessoal, política e econômica das agricultoras rurais, tivessem visibilidade na Ater pública e fosse cada vez mais institucionalizadas no âmbito do Estado. As avaliações demonstram a importância e necessidade de uma ATER especifica como estratégia de empoderamento feminino.
Palavras-chave:
Agricultoras;Gênero;Movimento social;Agroecologia
Abstract:
The present project seeks to review the main aspects in the path of Technical Assistance and Rural Extension in Brazil, which have favored or limited women’s access, until recent times, having as main focus the changes that have occurred since t he launch of the National Ater Policy ( PNATER) in 2004, until its establishment by Law No. 12.188 of January 2010 and its developments. The approach is directed to women in the path of public policy. This material is complemented by the author’s personal records, in observations made from 2011 to 2012 in activities on the Technical Advice and Rural Extension for Women project carried out by the Regional Institute for Appropriate Small Farming – IRPAA. It was noticed with the analysis that historically Ater in Brazil reinforced the role of female farmers in the domestic sphere, making invisible the work in production and its economic contribution to family farming. However, markedly since 2003, the convergence of the feminist and agroecological movement’s political agendas, coupled with the creation of new institutions in the MDA and, in particular, the strengthening of a policy body for a specific public, has stimulated new references to the building the personal, political and economic autonomy of rural wom en farmers, had visibility in the public domain and were increasingly institutionalized within the state. Assessments demonstrate the importance and need for a specific ATER as a female empowerment strategy.
Keywords:
Farmers;Gender;Social Movement;Agroecology
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
LEISHMANIOSE VISCERAL NA ZONA RURAL DE JUAZEIRO – BA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO GEORREFERENCIAMENTO E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE OCORRÊNCIAS
Autor:
JANAINA FERREIRA FERNANDES DA FONSECA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
OUTROS
Abreviatura:
FONSECA, J. F. F.
Data da Defesa:
18/02/2020
Resumo:
O objetivo deste estudo é descrever a distribuição espacial e identificar fatores socioambientais associados à incidência de leishmaniose visceral humana em toda a área do município de Juazeiro – BA, entre os anos de 2007 e 2018. Dados oficiais da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, levantados nesse período, apontaram 131 casos ocorridos no município. O trabalho também contou com a comparação dos dados tratados das ocorrências de leishmaniose visceral humana com indicadores socioeconômicos e de saneamento básico. Estes dados foram relacionados através do georreferenciamento, aliados ao uso de tecnologias do geoprocessamento, como os Sistemas de Informação Geográfica (SIGs)com a utilização da ferramenta de estimativa de intensidade de ocorrências de Kernel, como técnica para estimar a intensidade pontual do processo epidemiológico em toda a região em estudo. Trata-se de estudo ecológico e exploratório com dados obtidos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia com foco na análise epidemiológica espacial. Objetivou-se com isso compreender melhor a dinâmica da doença, identificar fatores de risco e avaliar os programas de prevenção e controle. Diante dos resultados obtidos, a análise visual dos mapas temáticos mostrou que os bairros com maior incidência estavam localizados na região periférica da sede do município. Observou-se que, em relação ao gênero, 89 indivíduos (68%) eram do sexo masculino e 42 (32%) eram do sexo feminino. Os Mapas de intensidade de kernel, mostraram maior presença de casos nas regiões que concentraram também os bairros com menor percentual de domicílios sem rede de esgoto adequada e devida coleta de lixo. Conclui-se que a distribuição da leishmaniose visceral humana no município de Juazeiro foi heterogênea, estando sua incidência associada aos bairros periféricos da sede do município e sem infra-estrutura sanitária adequada. Como produto final para atividades de extensão, elaborou-se uma cartilha educativa, no formato de “gibi”, e foi entregue em palestra nas Unidades de Atenção Básica, nas comunidades do Salitre e Sol Nascente. Para complementar este produto, foi elaborado um cartaz educativo sobre leishmaniose visceral humana e canina, disponibilizados nas principais Unidades de Atenção Básica do município de Juazeiro.
Palavras-chave:
Análise Espacial;Epidemiologia;Doenças infecciosas;Estimativa de Kernel
Abstract:
The objective of this study is to describe the spatial distribution and identify socioenvironmental factors associated with the incidence of human visceral leishmaniasis in the entire area of the municipality of Juazeiro – BA, between the years 2007 and 2018. Official data from the State of Bahia Health Department, surveyed in this period, indicated 131 cases that occurred in the municipality. The work also included comparing the data treated on the occurrences of human visceral leishmaniasis with socioeconomic indicators and basic sanitation. These data were related through georeferencing, combined with the use of geoprocessing technologies, such as Geographic Information Systems (GIS) with the use of the Kernel occurrence intensity estimation tool, as a technique to estimate the specific intensity of the epidemiological process across the study region. This is an ecological and exploratory study with data obtained from the State of Bahia Health Department with a focus on spatial epidemiological analysis. The objective was to better understand the dynamics of the disease, identify risk factors and evaluate prevention and control programs. In view of the results obtained, the visual analysis of the thematic maps showed that the neighborhoods with the highest incidence were located in the peripheral region of the municipality’s headquarters. It was observed that, in relation to gender, 89 individuals (68%) were male and 42 (32%) were female. The kernel intensity maps showed a greater presence of cases in the regions that also concentrated the neighborhoods with the lowest percentage of households without an adequate sewage network and due garbage collection. It was concluded that the distribution of human visceral leishmaniasis in the municipality of Juazeiro was heterogeneous, with its incidence associated with the peripheral neighborhoods of the municipality’s headquarters and without adequate sanitary infrastructure. As an end product for extension activities, an educational booklet was elaborated. , in the form of a “comic book”, and was delivered in a lecture at the Primary Care Units, in the Salitre and Sol Nascente communities. To complement this product, an educational poster about human and canine visceral leishmaniasis was made available in the main Primary Care Units of the municipality of Juazeiro.
Keywords:
Spatial analysis;Epidemiology;Infectious diseases;Kernel Estimation
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA EM PROJETO PÚBLICO DE IRRIGAÇÃO: Análise da Experiência de Assistência Técnica e Extensão Rural no Sertão do São Francisco Pernambucano
Autor:
KARLA RAQUEL SOUZA AMARIZ
Tipo de Trabalho de Conclusão:
OUTROS
Abreviatura:
AMARIZ, K. R. S.
Data da Defesa:
22/01/2020
Resumo:
Agroecologia se constitui em importante ferramenta para a retomada de um modelo de desenvolvimento que busque atender aos anseios da sociedade contemporânea. O trabalho tem por objetivo analisar os contratos dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) disponibilizados aos agricultores familiares dos projetos públicos de irrigação Senador Nilo Coelho, área Maria Tereza e Bebedouro, no período de 2008 a 2015, para compreensão acerca das possíveis contribuições para promoção da agroecologia e agricultura orgânica no Território São Francisco, lado pernambucano. A metodologia consistiu na realização de entrevistas junto aos agricultores envolvidos nas ações, organizações representativas destes, assim como às representações das instituições gestora e prestadora dos serviços, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. A importância desse estudo se encontra na possibilidade de analisar as fragilidades e potencialidades da experiência e propor caminhos para uma ATER pública de qualidade, capaz de enfrentar os desafios de se implementar estratégias diferenciadas de produção, que sejam compatíveis com os ideais de desenvolvimento sustentável. A pesquisa inferiu acerca da concepção dos principais atores envolvidos na ação, quais sejam agricultores e suas organizações, instituições públicas e privadas. Assim, constatou-se que o direcionamento dado a ATER dos projetos públicos de irrigação, entre os anos de 2008 e 2015 integrou um conjunto de ações para a promoção da agricultura orgânica no Território São Francisco, lado pernambucano, contribuindo dessa maneira, com a trajetória e a dinâmica da agroecologia nessa região.
Palavras-chave:
Agroecologia;Extensão Rural;Agricultura Irrigada
Abstract:
Agroecology is an important tool for the resumption of a development model that seeks to meet the desires of contemporary society. This work aims to analyze the contracts of the Technical Assistance and Rural Extension (ATER) services made available to family farmers of public irrigation projects Senador Nilo Coelho, Maria Tereza and Bebedouro area, from 2008 to 2015, to understand the possible Contributions to the promotion of agroecology and organic agriculture in the São Francisco Territory, Pernambuco side. The methodology consisted of interviews with the farmers involved in the actions, organizations representing them, as well as the representations of the management and service institutions, through semi-structured interviews and document analysis. The importance of this study lies in the possibility of analyzing the weaknesses and potentialities of the experience and proposing ways for a quality public ATER, capable of facing the challenges of implementing differentiated production strategies that are compatible with the ideals of sustainable development. The research inferred about the conception of the main actors involved in the action, namely farmers and their organizations, public and private institutions. Thus, it was found that the direction given to ATER of public irrigation projects between 2008 and 2015 integrated a set of actions for the promotion of organic agriculture in the São Francisco Territory, Pernambuco side, thus contributing to the trajectory and the dynamics of agroecology in this region.
Keywords:
Agroecology;Rural Extension;Irrigated Agriculture
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
ASSOCIAÇÃO DAS PARASITOSES INTESTINAIS E O ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA
Autor:
LUIZ CEZAR DA SILVA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
SILVA, LUIZ CEZAR DA.
Data da Defesa:
15/12/2020
Resumo:
As parasitoses intestinais afetam grande parte da população mundial, sobretudo, em países subdesenvolvidos que apresentam precárias condições de vida. O Brasil apresenta uma alta taxa de prevalência e elevado número de mortes representando uma grande problemática na saúde das crianças, pois pode levar a um estado de subnutrição com consequente comprometimento do desenvolvimento físico e intelectual. Objetivo: Verificar a associação entre as parasitoses intestinais e o estado nutricional de crianças da comunidade quilombola Atoleiro na cidade de Caetés-PE. Metodologia:Tratou-se de um estudo transversal, de cunho quantitativo, com a participação de 155 crianças, realizado no período entre abril a outubro de 2019. Os dados obtidos foram avaliados estatisticamente através do programa R Core Team (2015). Os responsáveis foram questionados sobre as condições socioeconômicos em que viviam. Foi realizado exame parasitológico de fezes a partir das técnicas de Hoffmann e Kato-Katz e o estado nutricional foi avaliado através de um estadiômetro portátil e balança digital e classificado a partir dos indicadores peso/idade, estatura/idade, peso/estatura e índice de massa corpórea/idade de acordo com Ministério da Saúde. Resultados: A maioria das crianças foram do sexo feminino 80 (52%) e média geral de ±5 anos. Ao todo foram 110 (70,97%) análises parasitológicas positivas. Destes resultados, 77 crianças (70%) apresentaram algum tipo de protozoário, 32 (29,09%) helmintos e 1 criança (0,91%) poliparasitismo. Percebeu-se ainda que a maioria das crianças obtiveram uma estatura adequada quando comparado a idade 110 (70,97%). Foi elaborado um livreto e um vídeo em forma de cordel com o objetivo de levar para a comunidade informações sobre a prevenção e a promoção em saúde. Conclusão: Evidenciou-se que há grandes problemas relacionados às condições sanitárias da comunidade, sendo estes um dos fatores que contribuíram para o surgimento das infecções parasitárias. A alta prevalência de crianças parasitadas esteve associada aos determinantes socioeconômicos, culturais e ambientais. Percebeu-se que os achados nutricionais como magreza e magreza acentuada foram expressivos, sendo a carência nutricional um agravo expressivo, mesmo não havendo associação estatisticamente significante entre o estado nutricional e as crianças parasitadas.
Palavras-chave:
Doenças parasitárias; avaliação nutricional em crianças; condições sanitárias.
Abstract:
Intestinal parasitic infections affect a large part of the world population, especially in underdeveloped countries that have precarious living conditions. In Brazil, it has a high prevalence rate and a high number of deaths, representing a major problem in children’s health, as it can lead to a state of malnutrition with consequent impairment of physical and intellectual development. Objective: To verify the association between intestinal parasites and the nutritional status of children from the Atoleiro quilombola community in the city of Caetés-PE. Methodology: This was a cross-sectional study, of a quantitative nature, with the participation of 155 children, carried out between April and October 2019. The data obtained were evaluated statistically through the R Core Team program (2015). asked about the socioeconomic conditions in which they lived. Parasitological examination of feces was performed using the Hoffmann and Kato-Katze techniques. Nutritional status was assessed using
a portable stadiometer and digital scale classified from the indicators, weight / age, height / age, weight / height and body mass index / age according to the Ministry of Health. Results: The majority of children were 80 (52%) female and had a mean of ± 5 years. Altogether there were 110 (70.97%) positive parasitological analyzes. Of these results, 77 children (70%) had some type of protozoan, 32 (29.09%) had helminths and 1 child (0.91%) had polyparasitism. It was also noticed that the majority of children obtained an adequate height when compared to age 110 (70.97%). A booklet and a video animation in the form of a cordel were prepared, bringing information about prevention and health promotion to the community. Conclusion: It became evident that there are major problems related to the health conditions of the community, these being one of the factors that contributed to the emergence of parasitic infections. The high prevalence of parasitized children was associated with socioeconomic, cultural and environmental determinants. It was noticed that the nutritional findings, such as thinness and marked thinness, were significant, with nutritional deficiencies being an expressive problem, even though there was no statistically significant association between nutritional status and parasitized children.
Keywords:
Parasitic diseases, nutritional assessment in children and sanitary conditions.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: um estudo sobre a participação dos agricultores familiares do Assentamento Rural Mandacaru, Petrolina/PE
Autor:
MARCÉLIA DANTAS DE MOURA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
MOURA, M. D. M.
Data da Defesa:
27/07/2020
Resumo:
Uma das políticas públicas mais amplas, no sentido de assegurar o direito humano à alimentação adequada e saudável é o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Desta forma, esta pesquisa objetivou analisar a relação dos agricultores familiares (AF), em especial do assentamento de reforma agrária Mandacaru, em Petrolina/PE, com o mercado institucional (no âmbito do PNAE), assim como os possíveis desdobramentos sociais e econômicos dessa relação. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido pelo paradigma do pluralismo metodológico, posto que foram articuladas técnicas quantitativas e técnicas qualitativas, com enfoque empírico-matemático concomitantemente ao hermenêutico, valendo-se das técnicas procedimentais de revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com a aplicação de entrevistas semiestruturadas e de observação direta. Com um universo metodológico de 32 agricultores familiares entrevistados do assentamento rural Mandacaru. Verifica-se que pouco mais da metade dos entrevistados (53,13%) acessou pelo menos uma vez às políticas públicas. Nesse contexto, os estudos apontaram que o PNAE redireciona os gastos públicos para a região própria do órgão público, aquecendo a economia local, através de geração de renda e emprego. Logo, o programa estudado é de alta relevância para promover o desenvolvimento sustentável territorial, como também para fomentar a segurança e soberania alimentar e nutricional, articulando a relação de ganha-ganha, pois ganha o aluno (público atendido), ganha o agricultor familiar (fornecedor), ganha o Estado (com a dinamização da economia).
Palavras-chave:
Agricultura familiar. Alimentação Escolar. Soberania Alimentar. Desenvolvimento Territorial.
Abstract:
One of the broadest public policies to ensure the human right to adequate and healthy food is the National School Food Program (PNAE). In this way, this research aimed to analyze the relationship of family farmers (AF), especially of the Mandacaru agrarian reform settlement, in Petrolina / PE, with the institutional market (within the scope of PNAE), as well as possible social and economic developments. economic aspects of this relationship. To this end, this work was developed under the methodological pluralism paradigm, since quantitative and qualitative techniques were articulated, with empirical-mathematical approaches concomitantly with hermeneutics, drawing on the procedural techniques of bibliographic review, document analysis and field research with application of semi-structured interviews and direct observation. With a methodological universe of 32 family farmers interviewed from the Mandacaru rural settlement. It appears that just over half of the interviewees (53,13%) accessed public policies at least once. In this context, studies have pointed out that the PNAE redirects public spending to the public agency’s own region, heating the local economy through income and employment generation. Therefore, the program studied is highly relevant to promote sustainable territorial development, as well as to promote food and nutritional security and sovereignty, articulating the win-win relationship, as the student (public served) wins, the family farmer wins (supplier), wins the State (with the dynamism of the economy).
Keywords:
Family farming. School Feeding. Food Sovereignty. Territorial Development.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
PROCESSO LOGÍSTICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO CENTRO DE RECONDICIONAMENTO DE COMPUTADORES DA UNIVASF NA INCLUSÃO SOCIODIGITAL
Autor:
MARIA DE LOURDES DE SOUZA SILVA SANTOS
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
SANTOS, M. L. S. S.
Data da Defesa:
21/02/2020
Resumo:
A presente pesquisa refere-se à identificação e avaliação do processo logístico do Centro de Recondicionamento de Computadores da Univasf (CRC/PROEX/UNIVASF), no desenvolvimento do projeto intitulado “A Inclusão Digital como Ferramenta para a Promoção do Desenvolvimento Territorial Sustentável”; apresentado pela Univasf à Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (2015) e aprovado no Programa Computadores para Inclusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (2016). Objetivou identificar e avaliar o processo de gestão logística e as ferramentas utilizadas pela equipe do CRC/PROEX/UNIVASF durante a execução das atividades de recondicionamento, formação e implantação de pontos de inclusão digital nos territórios Sertão São Francisco Bahia e o Pernambuco, Serra da Capivara no Piauí, Piemonte Norte do Itapicuru – Bahia e Itaparica – Bahia; se atendiam aos objetivos para um desenvolvimento sustentável e a partir desta avaliação elaborar um manual apresentando o passo-a-passo logístico. A metodologia utilizada foi de natureza exploratória, de caráter descritivo e retrospectivo com foco qualitativo e baseado em análise documental e no levantamento bibliográfico. Os resultados apontaram que a logística utilizada no desenvolvimento do projeto para inclusão sociodigital do CRC, passam pela gestão de pessoas, gestão de documentos, ferramentas de controle, armazenagem, transporte e distribuição de equipamentos; que para realizarem todas as atividades o centro está em conformidade com 12 dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Organizações das Nações Unidas (ODS/ONU) e a partir destas constatações e posterior análise, foi possível elaborar um Manual Logístico contendo os processos identificados e indicação de melhorias para esses processos, possibilitando que outras instituições de ensino superior possam planejar, construir e implantar um CRC como parte de sua infraestrutura ao consultá-lo.
Palavras-chave:
CRC;Processos Logísticos;Desfazimento;Recondicionamento;Inclusão Sociodigital;Políticas Públicas.
Abstract:
The present research refers to the identification and evaluation of the logistic process of the Computer Refurbishment Center of Univasf (CRC / PROEX / UNIVASF), in the development of the project entitled “Digital Inclusion as a Tool for the project entitled “Digital Inclusion as a Tool for the Promotion of Sustainable Territorial Development”; presented by Univasf to the Digital Inclusion Secretariat of the Ministry of Communications (2015) and approved in the Computers for Inclusion Program of the Ministry of Science, Technology, Innovations and Communications (2016).The objetive was to evaluate the logistical management process and the tools used by the CRC / PROEX / UNIVASF team during the execution of their reconditioning, training and implementation of digital inclusion points in the Sertão São Francisco Bahia and Pernambuco, Serra da Capivara territories in Piauí, Piemonte Norte do Itapicuru – Bahia and Itaparica – Bahia; the objectives for sustainable de development were met and, based on this assessment, to prepare a manual presenting the logistical step-bystep. The methodology used was exploratory, descriptive and retrospective with a qualitative focus and based on documentary analysi+ and bibliographic survey. The results showed that the logistics used in the development of the project for socio-digital inclusion of the CRC, include personnel management, document management, control tools, storage, transport and distribution of equipment; that in order to carry out all activities, the center is in compliance with 12 of the 17 Sustainable Development Goals – UN and from these findings and subsequent analysis, it was possible to prepare a Logistics Manual containing the identified processes and indication of improvements for these processes, enabling that other higher education institutions can plan, build and deploy a CRC as part of their infrastructure when consulting it.
Keywords:
CRC;Logistic Processes;Undo;Sociodigital inclusion;Countryside;Public Policy
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
A PROPOSIÇÃO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA CAPRINO-OVINOCULTURA EM UAUÁ – BA
Autor:
NILO RAMOS MOREIRA DE SOUZA
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Abreviatura:
SOUZA, N. R. M. S.
Data da Defesa:
30/11/2020
Resumo:
Uma das atividades agropecuárias desenvolvidas pelos agricultores familiares no Território de Identidade do Sertão do São Francisco (baiano), é a caprino-ovinocultura, a qual se misturou a realidade local e passou a desempenhar um papel econômico, social, agroalimentar e estratégico na manutenção desta sociedade. A partir de uma narrativa histórico-cultural, foi verificado as condições para uma implementação da propriedade Intelectual por meio de Indicação Geográfica. A metodologia da pesquisa foi uma extensa revisão bibliográfica e documental, seguido da aplicação de 42 questionários por meio de plataforma virtual, organizados em seções de interesse, divididos em 06 grupos identificados com a atividade ou atuação na cadeia produtiva, durante agosto e setembro de 2020. Foram analisados dados qualitativos e quantitativos, baseados nos dados secundários e os resultados apontaram para alta relevância dada a realidade socioeconômico e histórico-cultural, atribuídos em relação a atividade em relação ao meio ambiente local. Foi confirmada a existência de elementos para uma Indicação Geográfica, não devendo ser atribuída como uma única alternativa de desenvolvimento. Também se apontou que os dois principais limitadores da atividade são a escassez de forragens no período seco e a deficiência ou falta de serviços de ATER, enquanto que as duas principais alternativas foram justamente a melhoria da oferta de ATER e a maior organização dos criadores (agricultores familiares). Considerações são tecidas para a necessidade do uso racional da caatinga, a organização dos criadores e as parcerias institucionais, sendo os elementos fundamentais numa estratégia de desenvolvimento baseada na implementação de uma Indicação Geográfica.
Palavras-chave:
Indicação Geográfica. Identidade Cultural. Uauá. Caprino-ovinocultura.
Abstract:
One of the agricultural activities developed by family farmers in the Identity Territory of the Sertão do São Francisco (Bahia), is goat-sheep farming, which mixed with the local reality and started to play an economic, social, agrifood and strategic role in maintaining this society. From a historical-cultural narrative, the conditions for an implementation of Intellectual Property through Geographical Indication were verified. The research methodology was an extensive bibliographic and documentary review, followed by the application of 42 questionnaires through a virtual platform, organized in sections of interest, divided into 06 groups identified with the activity or performance in the production chain, during August and September 2020 Qualitative and quantitative data were analyzed, based on secondary data and the results pointed to high relevance given the socioeconomic and historical-cultural reality, attributed in relation to the activity in relation to the local environment. The existence of elements for a Geographical Indication has been confirmed, and should not be attributed as a single development alternative. It was also pointed out that the two main activity limitations are the shortage of fodder in the dry season and the deficiency or lack of ATER services, while the two main alternatives were precisely the improvement in the supply of ATER and the greater organization of breeders (farmer’s relatives). Considerations are made for the need for the rational use of the caatinga, the organization of the creators and institutional partnerships, being the fundamental elements in a development strategy based on the implementation of a Geographical Indication.
Keywords:
Geographical Indication. Cultural Identity. Uauá. Goat-sheep breeding.
Programa:
EXTENSÃO RURAL (25020013011P0)
Título:
Proposta de dispositivo de proteção sanitária para reservatórios de captação de água para consumo humano
Autor:
SHEINA CAMPOS RODRIGUES
Tipo de Trabalho de Conclusão:
OUTROS
Abreviatura:
RODRIGUES, S. C.
Data da Defesa:
17/02/2020
Resumo:
A água potável é de extrema relevância por ser um dos componentes fundamentais para manutenção da saúde. No semiárido brasileiro, devido à instabilidade hídrica que está associada às condições edafoclimáticas e não apenas á ausência de chuvas, a utilização de reservatórios nessa região é uma tecnologia bastante utilizada e tem recebido atenção através de programas institucionais a exemplo do Programa Um Milhão de Cisternas, Programa Água para Todos e Projeto Cisterna. Todos esses projetos têm a função de prover água de chuva para população humana, animal, além de proporcionar a produção de alimentos e substituição aos projetos de abastecimentos convencionais. Para o consumo humano em muitas situações a ausência de chuvas pode promover o abastecimento desses reservatórios através de águas provenientes de caminhões pipas, portanto, alguns cuidados são fundamentais como o uso de barreiras sanitárias. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de dispositivo de proteção sanitária para captação de água em reservatórios para consumo humano. O dispositivo foi confeccionado através da junção do dosador de cloro, bomba manual e conjunto sucção com flutuante. Como material e métodos foram utilizadas as referências das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Como resultado foi obtido o protótipo do dispositivo e um manual com instruções sobre a proteção sanitária de reservatórios e sobre a importância da utilização do dispositivo.
Palavras-chave:
Segurança Sanitária;Potabilidade;Abastecimento de Água;Cisternas
Abstract:
Drinking water is extremely important as it is one of the fundamental components for maintaining health. In the Brazilian semiarid region, due to water instability that is associated with edaphoclimatic conditions and not only the absence of rainfall, the use of reservoirs in this region is a widely used technology and has received attention through institutional programs such as the One Million Cistern Program, Water for All Program and Cistern Project. All of these projects have the function of providing rainwater to the human and animal population, in addition to providing food production and replacing conventional supply projects. For human consumpition in many situation the absence oh rin can promote the supply of the reservoirs through water from water trucks, therefore, some precautions are essential, such as the use of use of sanitary barriers. This work aimed to present a proposal for a sanitary protection device to collet water from reservoirs for human consumption. The device was made by joining the chlorine doser, hand pump and suction. As materials and methods the reference of the technical standards of the Brazilian Association of technical standards were used as a result, the prolotype of the device and a manual with instruction on the sanitary preotection of reservoirs and on the importance of using the device were obtained.
Keywords:
Health security;Potabitity;Water Supply;Cisterns.