Autor:
ADLÂNDIA DO NASCIMENTO DIAS
Tipo de Trabalho de Conclusão:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Linha de Pesquisa:
IDENTIDADE, CULTURA E PROCESSOS SOCIAIS
Orientadora:
MÁRCIA BENTO MOREIRA
Resumo:
O estudo trata inicialmente sobre a temática semiárido, e apresenta também uma abordagem teórica sobre a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), em um viés de comunicação e educação, além disso, é apresentada uma explanação, permeando o Desenvolvimento Rural. O público-alvo da pesquisa, foram as pessoas da Comunidade Quilombola de Cazumba I, uma pequena localidade pertencente ao município de Senhor do Bonfim no estado da Bahia. Sendo um dos objetivos compreender um pouco sobre a história local, suas trajetórias de vida, cultura, produção e identidade, focalizando também na atuação da ATER na localidade. Ao adentrar na realidade da comunidade, foi possível realizar uma contextualização sobre o Projeto Pró-semiárido e as expectativas das pessoas em relação a sua efetivação. A pesquisa configurou-se de cunho qualitativo, voltada para um estudo etnográfico. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da ouvidoria de 28 atores sociais, sendo eles 24 residentes na comunidade, e 4 profissionais que compõem o quadro técnico e coordenação do projeto Pró-semiárido no Território Piemonte Norte do Itapicuru. Além do processo de ouvidoria, também foi indispensável a análise documental, baseada em uma cartilha sobre a comunidade, bem como o Documento de Estratégia operacional do Projeto Pró-semiárido. O estudo evidenciou em diversos aspectos a riqueza histórica, cultural e construção de identidade da localidade. Apontou ainda, que o projeto Pró-semiárido vem sendo pautado em metodologias participativas, que respeitam os saberes empíricos e potenciais dos sujeitos, bem como as suas localidades, o que configurou positivamente. A análise dos dados permitiu trazer uma contextualização das questões norteadoras deste estudo, neste caso, a organização social, cultural e produtiva de Cazumba I, possibilitando perceber as riquezas construídas historicamente, bem como os avanços que vem sendo obtidos a partir da execução de um projeto de ATER para as populações rurais.
Palavras-chave:
ATER; Desenvolvimento Rural; Educação; Cultura; Identidade.